Iniciante4x4

............................ qual o jeep?

 

Indecisão; dúvidas e as mais diversas questões vêem a mente numa hora dessa. O que fazer; pra quem recorrer. Tranqüilidade é o melhor caminho. Outro será ruim.

 

O primeiro ponto é quanto à decisão de querer e poder ter (leia-se também manter) um veículo4x4. A partir daí, a coisa já ficou até fácil demais de tão simples.

 

Porque, se pode e está decidido a fazer a caca; porque não? Veja, tenha sempre em mente o seguinte: precisará de dois loucos; um pra vender e outro pra comprar. Fechado.

 

Enton-se, é só ir atrás dum bicho4x4. Pera-aí; simples é uma coisa, impulso é outra coisa. Uma coisa é uma coisa; outra coisa é outra coisa....

 

O segundo ponto, é quanto se pode dispor nesse “grande investimento”. As vezes, é um caminho sem volta; ou dependendo do arrependimento, uma volta rápida demais com algumas derrapadas, atoladas e prejuizo na certa caso se faça bobagem.

 

Cuidado com impulsos antes e depois da compra, principalmente com acessórios ou com as modificações que dizem, melhoram a performance da naba4x4. Cuidado com isso.

 

Não quero dizer que não funcionam. Nada disso. Veja da real necessidade de estar se voltando para algo desse tipo. Nem todo mundo que faz essas modificações e até mesmo que faça todo um projeto inteiro, participa de eventos4x4 ou um “rock crau”. Nada a ver.

 

Tem gente que prepara o jeep de tal forma que se fica a imaginar o que poderia ser feito com aquele veículo. Os lugares que ele poderia transitar..... e não é nadinha disso daí. Simplesmente o dono gosta de mexer e alterar. Anda somente na cidade. No sitio. O jeep nunca viu barro; atoleiros e afins...... já outros, fazem o diabo. Colocam em prática tudo aquilo que idealizaram. Depois, como se não bastasse, continuam aperfeiçoando cada vez mais... o jeep perde o valor racional. Pra eles vale a pena; é o que importa.

 

Dessas experiências todas, sempre sobram alguma coisa para servir de orientação. Bacana tudo isso; legal mesmo..... mesmo porque, não é eu que tô bancando.

 

Outros e muitos por sinal, fazem com um jeep4x4 normal, coisas estupendas, difícil até de acreditar. Só vendo. E fazem, acredite. Participando de trilhas, vai presenciar. Evidente que poderá ver muitas coisas que não devem ser copiadas. Não entre naquela velha história de aprender com os erros. Terminará errando;..... e arriscando ou riscando.

 

Não devemos nos deixar induzir ou ficarmos condicionados por essa literatura técnica que não soubemos nem o que quer dizer e já pretendemos modificar nosso jeep que ainda nem escolhemos, nem compramos e nem soubemos direito que precisará ser feito. Se é que precisará. Pode até ser que precise; mas depois, com calma.

 

É bom observar toda as modificações feitas naquele jeep que se está interessado. Quais os acessórios que foram instalados / adaptados. Quanto isso está influenciando no preço, quem sabe, inflacionando sem necessidade pra gente. Identifique as gambiarras.

 

 

DECISÃO & DIN-DIN; simples demais... nada além.

 

Decisão OK, resta o valor do investimento; queres pagar quanto?

 

A partir desse QUANTO, as coisas tornam-se mais fáceis ainda. A gente é que complica demais. Temos por hábito complicar coisas tão simples.

 

Quanto? ...10 / 15 / 20 / 25.000 / ...........  Quanto?

 

Quando se fala em calma, é tranqüilidade antes da caca; é bom rever alguns pontos e refletir melhor sobre o todo. Ou seja; o que pretendo fazer com essa naba4x4?

 

“o que eu gostaria é de um jeep que tanto pudesse servir pras- trilhas  e que servisse pra eu ir a facul, e no dia-a-dia e também di-noite, já que vou ter de abrir mão do meu carro (a mulher vai ficar com ele; ou, ............o pai vai me tirar o carro)”.

 

Depois dessa, volta aquela do hábito de complicar coisas simples.

 

Caracas; afinal, pra que queres um veículo4x4? Pelo menos, veja qual será o percentual maior de utilização da naba4x4. Trilhas, passeios, estradas, “urbanus usus”,  mostrar na faculdade e esperar a clássica pergunta:  “faiz raidi”?

 

Voltando a simplicidade das coisas e no sentido lógico (se é possível) de se querer um 4x4 e tá decidido a isso,  volta-se a grande questão: QUERES PAGAR QUANTO?

 

Quanto? ... 10 / 15 / 20 / 25.000 /

........... se for 100; tá preocupado com quê?

 

Esse segundo ponto, é o mais simples e também, o ponto de partida.

 

13.000 = Niva e Willys   /   18 a 27.000 = Vitara e Samurai

27.000 = Engesa   /  35.000 = Troller frex-arcol

45.000 = Troller di-novo... daí pra cima.....Troller di-novo...

 

(além de outros; JPX; Toyota; Camper; Javali; Land; Rural; ....)

 

Atente, pois serão veículos embora 4x4, mas, serão básicos. Não coloquei ano, pra não receber avisos tipo: por esse valor eu compro dois ou não consigo comprar um....

 

Qualquer coisa que faça, não fugirá em muito do gosto pessoal. É bom ver detalhes que certamente vão influir no conforto ou desconforto caso não verifique antes. Até mesmo, comprar um jeep que não se goste da cor. É ruim hem! É decisão pessoal.

 

O veículo tem de estar em condições normais de uso4x4, é o mínimo que se espera. É como se fosse comprar um carro normal. O detalhe a mais, será o 4x4 e aplicação real disso. Se não, compre um 4x2 e deixe ele bonitaço para um desfile, passeio no asfalto ou uma procissão..... até mesmo, na ajuda de arrecadação de alimentos. É bacana também!

 

Jeep’s com capotas de lona..... quem quer ar condicionado / segurança a mais. Serviços de lataria (num jeep Willys, sai bem mais em conta a conta) assim como as peças mecânicas serão + baratas .... mão-de-obra, é parecida. A capacidade do mecânico nem sempre. A engenharia reversa di-gambiarra nem se fala...

 

Conforto urbano não será o mesmo de jeep pra jeep. Tem de olhar bem e procurar andar em cada veículo que possa estar interessado. Não tem melhor jeito. O melhor é andar. Leve um amigo que tenha alguma experiência4x4, para ver e andar no veículo. Procure os amigos jipeiros. Procure enturmar com essa raça; se não, pra que jeep.

 

Tem gente que anda num Willys e diz que é “duro de mais”; pula muito..... (o pneu frontiera está com 30lb ou mais em vez da metade ou menos); a direção é outra coisa ruim. Analise muito bem se realmente queres um jeep4x4 ou um outro veículo4x4 com conforto de automóvel. Desfile tem uma vez por ano..... no máximo duas.

 

O valor vai te ajudar a definir melhor; mesmo que não seja exatamente aquilo que de início pretendias comprar.

 

Não esqueças que precisa de dois loucos. Caso compre e te arrependas, terás de ir atrás de outro louco..... vai perder dinheiro. E num hospício não tem louco querendo jeep.

 

Tá certo, escrever é bem mais fácil. O naba4x4 será utilizado no meio-a-meio... tanto no mato, como urbano. Enfim, vai comprar  mesmo. Ta feita a caca.... enton-se, vamos lá:

 

Jepp4x4 em condições normais de uso, inclusive com tração e reduzida funcionando a contento..... esse jeep, irá onde os outros que estão participando do evento, forem. Terá as mesmas dificuldades (estou falando somente do jeep). Desde que; esteja com pneus adequados para o evento e a mecânica também esteja legal.

 

O sujeito terá dois jogos de rodado ou ficará também rodando com um frontiera 7.50X16 no asfalto..... já que o naba4x4 será utilizado no meio-a-meio com trilhas (é bom que essas, sejam trilhas leves, pelo menos de início); passeios e “urbanus usus”.

 

Se optar por um rodado + urbanus; é bom ter guincho.

Cambão, escambal......

 

Dependendo da cidade onde mora, o sujeito tem de andar +/- 80km pra fazer uma trilha de 4 a 5 km. Nada legal! O rodado influencia muito. O cara mora na cidade de Spaulo é uma coisa, o cara mora em Joinville, é outra coisa; .....poucos km do centro já tem trilhas.

 

Evidente que até a hora da caca, seja ela em qual sentido for, o sujeito deverá estar ciente do que está lhe aguardando. Terá ido de zeca principalmente em trilhas e obter o máximo possível de informações práticas e aprendido alguma coisa com isso.

 

Na trilha, é o melhor lugar de perguntar o que fazer (antes de fazer). Humildade nesses locais, será sempre bem vinda. Bem, esse já será um outro assunto.... outra prosa.

 

Em resumo; feita a compra (veiculo sem documentação ou enroscado, não se compra), ande um bom tempo com ele antes de começar a mexer.......

 

Quanto mais se mexe, mais mexido fica; ............. e o gasto aumenta e bastante....

 

Andando com ele, é que se cria uma lista de prioridades. Depois pesquise bem e avalie o custo / benefício de modificações que por vezes, não são necessárias.

 

Um bom jeep4x4 em condições, depende de: pneus / jipeiro / sorte.  MANUTENÇÃO!!!

 

SEGURANÇA! .............. em primeiro lugar na lista e nos eventos. Não esqueça disso.

 

Trilhas & Passeios4x4 = Companheirismo & Camaradagem.

(melhor custo benefício; ................. será difícil de encontrar)

 

Nunca esqueça: se estiver levando crianças;

CUIDADO REDOBRADO / SEGURANÇA!


Crianças sempre em primeiro lugar; no jeep, no banco de trás e com cinto.

 

Boa sorte4x4!

 

IN-tempo: na dúvida; .......... pergunte antes di-fazer a mortal.

 

 

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