Manutenção4X4


“Por hábito negativo e na maioria das vezes, complicamos coisas tão simples”. 


Uma pauta de extrema importância somada a de segurança, para que assim possa o grupo participar com tranqüilidade de todos os eventos que desejarem. A manutenção correta de qualquer veículo é necessária. De um jeep; mais do que isso. É uma obrigação, tratando-se desse tipo de veículo e sua utilização. Qualquer desculpa é despropositada.


Tem-se o jeep, o que resta é preservá-lo inteiro e em condições de uso para nossos eventos. O kit básico formulado assim como uma planilha de manutenção (geralmente não se faz pra não se assustar com o total dos gastos), ajudará bastante inclusive como conservação e por conseqüência na valorização do jeep. Bem cuidado, se os valores que  “investimos” não são recuperados e quase nunca são, pelo menos, ajuda quando se pega um valor melhor na venda. É muito mais fácil comprar um jeep do que vender um jeep. Todos sabem disso. Como nem sempre se compra um jeep bom por um bom valor; termina-se na maioria das vezes, gastando-se além da conta.


Se a nossa preferência de eventos é por passeios e similares e/ou tipo desfiles e exposição, o visual deverá ser a maior das preocupações sem que se descuide evidentemente da mecânica. Imagine pifar num desfile. Num passeio será somente uma gozação da turma. 


Para eventos4x4, a coisa é de fato mais embaixo. Literalmente começa embaixo; rodado, tração e tudo o que será exigido na naba4x4. Porque não começarmos pelos fixadores; tanto da carroceria como os de molas. Os grampos e o pino de centro das molas. O pino ainda ta lá?


Não espere o serviço de lataria para mexer nos fixadores da carroceria ou nas molas. Se estiver deficiente, faça isso logo. Para a carroceria, existem alguns produtos especiais; outros de borracha; e podem ser feitos de pneus que acho, muito mais resistentes. As arruelas  maiores, não devem ser esquecidas. Os parafusos de aço, fazem parte do conjunto assim como as porcas e as contra-porcas. Também aproveite e coloque as arruelas maiores com parafusos de aço para fixar os cintos de segurança. Se houver banco traseiro para as crianças; reforce a fixação do banco e dos cintos e faça um revestimento para proteção das crianças, no santo Antonio. Quanto às molas; não resta dúvida de que o moleiro é a melhor solução.


Falando em contra-porcas, olhem a travessa que fixa a caixa de câmbio. Tem gente que acha aquilo uma proteção da caixa; embora também sirva para isso. Olhem se está bem fixada; se não existe espaçamento entre a travessa e o chassi. Se tiver, use um macaco + um taco de madeira e reposicione a caixa, apertando bem os parafusos mas, coloque uma contra-porca em cada. Ou uma porca “atarrachante”. Antes do reaperto, revise se os parafusos estão em condições de serem reaproveitados. Na dúvida, troque por de aços. Periodicamente, não deixe de olhar a travessa. As vezes não soubemos o porquê de certos barulhos...


Já que estamos embaixo; os vazamentos que existem são gotejantes ou escorrem mesmo... Os cardans, as luvas, as folgas nas cruzetas... Diferencial não pode vazar (nem pingar). Existe folga ou férias nos pivôs de direção e até mesmo no setor. O carter está muito amassado ou com vazamento... As vezes o barulho que muita gente fala que tem embaixo do jeep, pode ser o cano de escape solto... pode ser também, algum coxim de fixação do motor... as borrachas dos amortecedores que desertaram... até mesmo uma pequena rachadura no chassi. Mesmo que não tenha um local apropriado, deite embaixo da naba4x4 e comece a ver quanta coisa pode levar em dar chance pro azar. Antes, veja se o jeep está engatado. Tem jipeiro que nunca viu um jeep por baixo. Salvo quando tem algum tombado.


JEEP DESLIGADO = JEEP ENGATADO. O incrível, é ver que até em trilhas,  acontecer do jeep não estar engatado, quando desligado. Porque será?


Os estribos; quase sempre estão abanando. A bola do engate traseiro, vive pulando. Menos mal poderá dizer alguém, já que tem jeep sem estribos e engate traseiro. E pior, insistem em ir nos eventos4x4.  Se prestarmos atenção; muitos dos itens, nós mesmos poderemos dar um jeito. Sem custo algum. Até mesmo colocar aquela bola de borracha no engate do cambão e na antena que fica batendo na lataria... Tem gosto pra tudo.


O que deve custar mais em fixar melhor a bateria. Colocar o parafuso que fixa o radiador. Olhar aquele parafuso central à frente da grade que ajusta toda a frente auxiliada pelas duas barras que vai do radiador a parte traseira do cofre do motor (são duas no CJ5). Já que olhou pras barras, estão bem apertadas? Ajustar o quadro de pára-brisa colocando borrachas para que dêem mais pressão aos engates e até mesmo abaixo do quadro para evitar vazamentos. Tem jeep que entra água quando está chovendo. Incrível! Só quando chove ou, na lavação.


Evidentemente, quando se tratar de motor / caixas / diferenciais... mecânico neles. Para quem usa o jeep como “anfíbio”; nos diferenciais e nas caixas, devem utilizar-se de um respiro  que são mangueiras adaptadas ou roscadas nas carcaças e que suas saídas de ar fiquem num ponto mais alto possível e bem protegidas. Preocupação com o distribuidor, carburador, escape... e outros pontos vulneráveis que possam com a entrada d’água, danificar o motor e tudo mais...


Limpar velas, regular motor e outras “cositas mas”, a gente pode fazer. No mínimo, re-apertar os parafusos que estão frouxos. Claro, se não entende muito, não solte todos os cabos. Tire um e faça o serviço. Recoloque e assim por diante.  A chave de vela, custa baratinho nessas lojinhas de 1,99. Marque um Pão & Lingüiça; um fogo de chão com aquela carne regada pela ceva amiga; sempre existirá mexânico para auxiliar nessa difícil tarefa. Será muito legal mexer no jeep dessa forma; acredite. Vez por outra, faça isso com uma boa turma. Pra coisas rotineiras, a gente mesmo poderá fazer o serviço. Soma-se a isso, a palpitaria dos amigos. E não são poucos; ...pelo menos são muitos. Isso também é legal.


O retorno será imediato. Se não acertar o ponto, fica pra próxima. O churrasco valerá a pena.

Além do que precisará pro churrasco, é bom relacionar também, o que terá de ser feito na naba4x4. Mecânico não acerta jeep; só conserta (as vezes). Se você não se enquadra em nada que o possa levar a ser parecido com um mecânico, leve o jeep, não esqueça da lista do que fazer e, participe ajudando no churrasco. Leve bebidas e muitas... se tiver ferramentas.


Ouvindo a sinfonia daquele riacho, coloca-se a imaginação a trilhar com aquele motor potente, aqueles pneus que deixam o jeep com um aspecto de guerreiro... mas cuidado, o peso daquele pneu “dynatork” + o barro; dependendo da aceleração e do que se está fazendo; adeus caixa; ou eixo dianteiro. Tem os que usam pneus de 33” e até 35”, e que necessita alterar com relação à carroceria do jeep, pois os pneus vão raspar. Os rolamentos vão sofrer, quem sabe chorar...  coroa e pinhão. Tem de se saber andar com acessórios e equipamentos que são para melhorar a desempenho do jeep. Terá um custo / aprendizado. A aplicação de determinadas adaptações, leva a manutenção ser mais criteriosa. Atente pra isso.


Não descuide, principalmente se o que se está fazendo poderá comprometer a segurança. Atente mesmo, pois quando inventar de jogar as molas por cima dos eixos pra deixar o jeep com aquele jeitão, poderá incorrer em erros que no mínimo, vai deixá-lo instável. Poderá tombar a qualquer momento se não fizer a coisa certa. Não estou dizendo que colocar as molas por cima dos eixos, seja a coisa certa. Certamente não é a mais razoável. Sorte!


Tudo é uma questão de querer e poder fazer (ou gastar). Aprende-se muito rapidamente o custo das experiências... Molas diferentes por cima dos eixos... O que mais tem; é adaptação. Se vale a pena, OK! Enton, procure pelas novidades que deram certo, são as melhores. Comece a diferenciar o que é adaptação, de gambiarra.


Blocante. O nome diz tudo. Quando invoca de blocar, “broqueia” tudo; Daí, já sabe!  Prefiro na estepe... Saiba andar com esse bicho. Tem de acostumar principalmente no transito urbano. Em curvas e rótulas... Em trilhas é beleza; quando combinado o funcionamento entre o blocante e a figura que está com o pé no acelerador. Tudo é costume e treino. Vale sim.


Roda livre manual, engatando normal. OK! Quanto à automática; pra trilhas pesadas com fortes subidas e descidas, não acho muito legal não. Reduzida que teima em escapar; veja se a alavanca não está batendo no assoalho. Tem gente que leva uma madeirinha para travar a alavanca (isso é um acessório; não acompanha o jeep). Tração & Reduzida; cuidado especial.


Freios & Sistema de direção; qualquer anormalidade, mecânico neles. Não brinque com isso. Não economize mas também não invente. Quando muito freio a disco na dianteira (pra passeios4x4 e trilhas, mais do que bom). Se tiver sobrando pila, coloque freio a disco até na estepe. No sistema só com lonas, há necessidade de uma manutenção em curto espaço de tempo. Com a água barrenta, desgaste maior das lonas... o pobrema; é o raio do pila. Lembre-se, pois na maioria dos carros, o freio a disco é somente na dianteira.


Nas quatros rodas; a manutenção é mais criteriosa.

Principalmente em jeep que não obedece.


No sistema de direção; cuidado. Verifique quais adaptações deram certo. Direção leve; nada a ver com robusta e resistente. Também não quer dizer inadequada. Caso haja necessidade de troca, avalie bem o que fazer. Trocar o sistema original de direção da naba4x4, geralmente leva para outras alterações necessárias. Consulte antes de fazer a caca. Como tudo, aliás. 


Sistema elétrico. Já viram a fiação elétrica da naba4x4. Parece uma tarrafa que tem atrás do painel de instrumentos que teima em não funcionar direito. Até aquela luz de óleo que vive com mal contato e não para de piscar (não é falta de óleo; isso nunca). Marcador de temperatura; qual a finalidade se tem gente que diz tirar a temperatura no pé. O bicho de pé vai a loucura. Fica doidão.


A bobina até que poderia estar na parte de dentro do jeep. Passe a mesma abraçadeira para dentro do jeep. Compre uma nova da Bosch, guarde a bobina velha. Na hora de comprar a bobina, especifique pra que tipo de distribuidor estará utilizando. Aquele corte repentino e que seguidamente ocorre, pode ser na ignição. Verifique se os cabos / fios estão bem conectados. Bem isolados. Esse detalhe de cabos bem conectados tem de ser periodicamente revistos. Cabos tem de estarem sempre bem conectados. Se não, qual a razão de ser ter um cabo e uma conexão? Frouxos, serão representados por falhas... qual o custo dessa fixação? As vezes, isso termina por levar a naba4x4 (ou 4x2), pro mecânico. Aí sim, o custo é outro e di-graça. Gaste esse valor com os amigos. Leve mais carne e cerveja (GELADA).


A manutenção é necessária e indiscutível. Antes, leve o jeep para uma lavação completa. Após a mecânica, retorne a lavação e mande engraxar.  A pulverização se achar necessário; de vez em quando é bom. Veja bem onde fazer; se não o cara pulveriza até a pintura do jeep. Isso é que nem levar no borracheiro. Um borracheiro de caminhão, faz o serviço brincando. Falando em borracheiro, uma vez por ano, é interessante desmontar as rodas para limpeza interna dos aros. A ferrugem vai se criando e danifica com as câmaras. Não pense que pneu sem câmara é vantagem nas trilhas. Em eventos4x4, prefira sempre os com câmara.


Quanto mais se mexe no jeep; mais coisas a fazer, aparecem... Acostume-se no início, a fazer somente o necessário. Sairá bem mais barato. A preocupação em deixar o jeep em dia sem inventar nada, custará bem menos do que se pensa e com a vantagem de se estar aprendendo e conhecendo melhor o que se tem nas mãos. Nossa “lida4x4”, ditará nossas prioridades quanto às melhorias que devemos fazer no jeep (se é que devemos fazer). Quanto mais se fuça, mais fuçado fica. 


Tem gente fazendo “manutenção” nas trilhas. Na gozação; tudo vale, mas não faça disso um hábito. Por hábitos, fique com os positivos. Habitue-se a andar por links4x4 diversos, procurando por soluções, “novidades”,  que de fato são idéias que deram certo... tudo isso, leve ao conhecimento dos amigos. Esse intercâmbio4x4 beneficiará a todos.


O difícil, é saber exatamente quais as idéias que deram certo. Quais na verdade, foram testadas no terreno adequado... se é que foram testadas4x4. Tem gente que vive mexendo ou mandando pro mecânico inventar modas que nunca foram testadas. Nem o dono sabe se funciona de fato... de direito, já é duvidoso. O cara modifica e um dia se der tempo e tempo bom, ele deverá pensar em testar aquilo. Geralmente o jeep não sai da garagem. Fica nisso.


Uma pauta4x4 no grupo será de um valor muito grande. Sobre vários aspectos; além de custos menores. Todos vão gostar. O valor é grande; o custo é baixo. Por vezes e muitas, temos vergonha de perguntar e terminamos por não saber. Poderemos ouvir gozação. Enton-se, deixamos a coisa assim e assim ficamos nulos. Pensar em escrever a pergunta, nem em sonho. Imagine a gozação... tem cara de plantão só para responder a esses casos. Evidente que esse não responderá a pergunta, pois dificilmente entende disso. Ignore-o e crie o hábito positivo de aprender. Crie uma discussão de aprendizagem4x4.


De qualquer sorte ou azar, a gozação fará parte sempre, pois serve de descontração. Releve! Participe também dessa parte.


E não esqueça:

Grupos Organizados & Eventos Planejados!

Resultado = Realização & Sucesso!


Não esqueça também, de revisar todos os níveis de líquidos... se os marcadores funcionam. Se falta completar; deixe de preguiça e complete. O do isopor também...


Lembrem-se:

“Teimosia não é virtude;

... mas o pior, é teimar com coisas erradas”.


“Manutenção em jeep;

ainda é o melhor investimento, assim como Segurança”.


Boa Sorte4x4.

 

 

 

 

2 comentários:

  1. Deus defenda, Véinho......você pode não ter percebido, mas você acaba de reeditar o velho e o novo testamento........logicamente "bem resumido". Eu o chamaria de "Velho e Novo Testamento" Edição de bolso. Por Dilson Bertrand.
    Psicografado por Dirço, incorporando Adisdeu.

    Forte abraço, mermão...
    Betão.

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  2. Muito bom, pena que poucos tem essa visão simples porém evoluída das coisas ..........poderia ser comentarista de sites off-road.

    Chalera ativo

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