Segurança4x4

 

A segurança é de TODOS; .........  a responsabilidade é individual.

 

Se existe algum assunto chato num clube off-road e/ou até mesmo num grupo de jipeiros4x2, esse é sem dúvida o relacionado à segurança. A compreensão não é igual por todas as pessoas do grupo. O assunto em si que deveria ser de interesse de todos, passa a ser quase de obrigação de alguns interessados, desde que;  “não encha o saco de mais ninguém”.

 

Tem os que não dão nem a mínima; sejam eles, integrantes antigos, ou até mesmo os novatos que pegam determinados exemplos...

 

Muitos tratam o assunto com descaso, imposição ou regras demasiadas, que não deveriam fazer parte de um contexto, onde somente a conveniência pelo lazer, deveria ser pautada. Não se interessam por esse tipo de leitura. Para eles, isso não quer dizer nada. São os  “senhores”  da sua própria conveniência em benesse de si próprio.  É exclusividade. A atenção tende ser redobrada nesses casos. Tratando-se de amigos; seria bom contornar e fazer com eles venham de encontro ao grupo. O valor da amizade tem de ser a reciprocidade.

 

Mesmo porque;  A SEGURANÇA É DE TODOS. E as nossas Crianças?  A dos outros e também as deles. Não será fácil de lidar. Tem gente que leva Avós4x4.....

 

Com um grupo grande e formado há mais tempo, certamente será muito difícil mudar os hábitos negativos. Já com o grupo em formação, o interesse inicial passa a ser igual a todos. Certamente será um grupo seguro. As crianças embora não tenham se dado conta ainda, quando percebem, passam a contribuir. Estão aprendendo o que é certo. Esse é o exemplo.

 

Para aqueles que por ventura queiram formar ou formaram um bom grupo4x4; NÃO ABRAM MÃO DA SEGURANÇA NUNCA! LUTEM POR ELA! 

 

Mesmo que para isso, venham entrar em discussão com “alguns” e que isso crie o afastamento de alguém. Pense como sendo sorte para o grupo. E o futuro vai mostrar que ruim não foi. Fazer o que?  Será o melhor para TODOS.

 

Comecem a criar procedimentos de condutas para qualquer tipo de evento. Façam desses, uma rotina e não saiam dela a não ser para melhora-la. Tornar-se-á, um hábito positivo dos melhores para o desenvolvimento do grupo. A disciplina nunca fez mal a ninguém. O respeito a todos e a compreensão das normas e procedimentos corretos, fazem parte de qualquer entidade; seja lá do que tipo for, desde que organizada. Insisto; LUTEM POR SEGURANÇA!

 

Com o tempo e o hábito, vai passar despercebido e deixará de ser chato, para fazer parte do dia a dia. Do bom senso; ....e de TODOS. As Crianças e as Avós, agradecem.

 

Está se dando essa ênfase, porque o normal é o assunto cair em desuso. Isso é perigoso para o grupo e principalmente para as crianças. E se elas nos acompanham é porque assim desejamos e queremos ter esse contato. Considere isso. Elas merecem e nós precisamos que seja assim. Essa convivência entre Pais & Filhos é de valor pessoal. Dos outros também.

 

Esse é o apelo mais forte, caso a consciência de cada qual, ainda não tenha se dado conta disso. Insista! Não desista! Não haveria a necessidade do acima exposto, desde que o assunto fosse referenciado somente pela palavra. Daquilo que queremos para o nosso grupo. Para os nossos amigos e familiares.... SEGURANÇA! Um lazer tranqüilo.

 

Quase sempre, compramos um jeep pela cor. Depois preocupamo-nos com o motor e rodado. Pra mim, a principio, faz o maior sentido. Pois considero uma boa performance, pelo estado do motor e pneus adequados para o evento...

 

Não faz sentido é a ordem inversa das coisas. A preocupação com um motor mais potente. Com um rodado melhor para as trilhas difíceis. Claro que devemos quando podemos, nos preocupar com isso. O detalhe é somente a ordem de prioridades. Analisando com sensatez o porque de estarmos participando desse grupo, e os eventos que queremos participar, encontraremos bem abaixo, itens, que nos ajudarão a compreender determinadas coisas e  equipar melhor nosso jeep, antes de pensarmos nesse potente motor e num rodado super especial que por sua vez, levará a outras modificações que se farão necessárias. Quem sabe, a gaiola tem antes a preferência. Os estribos; os ganchos; o engate.... PENSE um pouco mais.

 

Abaixo itens que possam ser melhores assimilados com o decorrer do tempo... que, tranqüilamente podem fazer parte do cotidiano de qualquer grupo, sem que isso traga quaisquer dissabores pra quem quer que seja. Na verdade é tão somente o interesse individual de cooperação, para o bem estar de TODOS. E se não bastasse; ..........existe a Camaradagem e o Companheirismo.

 

Todos que estão habilitados por lei a dirigir um automóvel, também pela mesma lei, estão habilitados a dirigir um jeep. É no mínimo, coerente. Na prática será que funciona da mesma forma? É mesmo assim tão lógico? Será? Preocupe-se com isso e quem sabe não seria de bom senso uma melhor orientação, principalmente para quem está formando ou entrando num clube4x4. Alguns eventos leves pra começar; seria ótimo para qualquer iniciante e até mesmo para aqueles que querem atualizar alguns conceitos. Sempre vai se aprender algo4x4.

 

Antes de tudo; REGRA GERAL: Segurança não se discute; cumpra e se puder, aprimore.

 

 

DICAS DE SEGURANÇA / NORMAS & PROCEDIMENTOS

 

COM RELAÇÃO A ADULTOS:

 

Sempre ter um tempo a mais para com as crianças.

Dar prioridade à segurança pessoal e veicular.

O motorista tem que estar habilitado por lei.

Dirija com atenção redobrada. Nossos veículos são antigos. “Às vezes”, adaptados.

Somente trafegar com o veículo em condições normais de uso.

Trafegar com luz baixa ou faroletes ligados (não esquecer de desligar).

Na área urbana ou rural a velocidade máxima é a indicada. No máximo de 40 / 50 km/h.

Em rodovias, federal ou estadual, é a indicada e no máximo 70 / 80 km/h.

Procure andar sempre pelo lado direito. Acostamento, só se permitido.

Não ande junto à faixa central da pista. Isso tira a visão de quem vem atrás.

Dirija respeitando as normas de trânsito e de segurança de cada lugar.

Obrigatório o fechamento de porteiras sempre que abri-las.

Evite utilizar a buzina para manifestação, em propriedades ou área urbana.

Respeitar sempre os locais visitados, principalmente seus habitantes.

No jeep somos obrigados a respirar a poeira; os moradores do local, não.

Quem puxa o comboio, deverá ditar o ritmo e ficar atento no caso da poeira.

Nesses casos, um distanciamento maior entre jeep’s, deverá ser respeitado.

Adotar procedimentos de disciplina quando em comboio.

Obedecer à ordem de saída mantendo a formação.

Deixar uma distância entre os jeep para facilitar o fluxo do trânsito.

A distância serve principalmente de segurança quando o comboio pára.

Evite ultrapassar o jeep a sua frente. Não saia da formação.

Não trafegue pelo lado esquerdo para evitar a poeira. Respeite os de trás.

Não perder de vista o jeep de trás. Pare, caso não consiga vê-lo.

Evite parada desnecessária. Pense sempre no comboio.

Caso necessite parar, nunca próximo a estreitamentos.

Em caso de alguma avaria, aguarde a chegada de alguém do grupo.

Quem organizou o evento deverá auxiliar o companheiro. Deve estar planejado isso.

Nesse caso, o comboio deverá seguir até um local apropriado para estacionar.

Em qualquer situação, evite parar em fila dupla. Mantenha a ordem do comboio.

Em caso que tenha de ser rebocado, o dono do jeep indica onde colocar o cabo.

Solicitar ajuda para resolver as dificuldades em conjunto.

Alertar o pessoal em volta, sempre que estiver utilizando o guincho.

Quando operar o guincho, peça ajuda para aqueles que entendam do assunto.

Somente pessoas com conhecimento de operação de guincho, devem operá-lo.

Obtenha conhecimento com relação a rompimento de cabos e precauções.

Qualquer operação envolvendo acessórios devem ser feitas por quem entende.

Qualquer atividade de socorro não o faça sozinho.

Na dúvida; pare tudo. Recomece de novo e consulte mais pessoas.

Aprimoramento de técnicas 4x4. Divulgue qualquer novidade para o grupo.

Nas brincadeiras / manobras com o jeep, evitem levar crianças a bordo.

Evite provocar danos na natureza.

Não faz sentido sair cortando tudo que vê pela frente.

Vaso de xaxim e vidro de palmito; na natureza, são bem diferentes....

Preservação do meio ambiente é obrigação de todos.

Cuidado especial com fogo. Ideal somente lidar para as refeições.

Apagá-lo sempre quando da saída. Examine bem o local e retire todo o lixo.

O lixo é de responsabilidade de quem produziu. Tem de levar consigo.

Aqueles que tem de retornar antes; avisem quando do início do evento.

O horário de saída deve ser sempre respeitado.

Cheguem antes no local e com tudo pronto para não ter de parar no caminho.

Respeite aqueles que aprontaram tudo antes.

 

COM RELAÇÃO A CRIANÇAS:

 

Devem estar orientadas com relação a deslocamentos, trilhas e outros eventos.

Em deslocamento, no banco traseiro e com cinto de segurança.

Evitar usar qualquer tipo de ferramental que possa produzir acidentes e ferimentos.

Principalmente produtos que provoquem fogo ou ferimentos de corte.

Evitar afastar-se do grupo principalmente em locais desconhecidos.

Orientadas em comunicar a alguém qualquer machucadura.

Lembrem-se: não faz sentido algum, uma criança com um facão.

Crianças não necessitam brincar com facões; machados, foice...

 

 

COM RELAÇÃO AO VEÍCULO:

 

Documentação do veículo em dia.

O jeep tem que estar com todos itens obrigatórios conforme legislação de transito.

Criem e utilizem uma planilha com itens do jeep, adequados ao grupo

Procurar na medida do possível, qualificar, dando prioridade a segurança.

Atentem para acessórios conveniente tipo; ganchos, corda, patesca, cintas...

Assim que possível, colocar gaiola, cambão, estribos e outros que julgar ideal.

Gancho é imprescindível. Assim como a bola do engate traseiro.

Verifique o sistema de freios e direção.

Verifique o sistema de suspensão, molas. Principalmente o pino de centro das molas.

Verifique o sistema elétrico.

Verifique os marcadores de temperatura, combustível, óleo e velocidade.

Verifique os fixadores da carroceria.

Em jeep que viajam crianças, revestir o Santo Antonio com poliuretano...

Reforçar a fixação do banco traseiro e do cinto de segurança.

Jeep com crianças é preferível não ter ferramentas (pás, enxadas, picaretas...).

Jeep com guincho; verificar estado do cabo e condições de uso.

Não é aconselhável a utilização de pneus sem câmaras.

Pneus de Willys; calibragem para trilha +/- 13 libras (depende da carga).

Não é aconselhável baixar muito a calibragem com pneus recapados.

Pneus recapados podem começar a soltar a banda de rodagem.

É aconselhável que o estepe seja do mesmo modelo que está rodando.

Preocupar-se sempre com a manutenção preventiva do veículo, principalmente no pós-trilha.

 

ITENS BÁSICOS / TRILHAS  (a critério e escolha pessoal)

 

Detalhe: quando equipamos nosso jeep, também estamos contribuindo para que outros caso necessitemos de sermos rebocados, não venham ter danos nos seus jeep’s, em função de não estarmos preparados para os eventos. PENSE!

 

Pneus fronteira (estepe do mesmo tipo)

Pense bem na escolha dos pneus. Tem vários tipos e preços e conseqüências...

Engate traseiro com bola

Estribos

Ganchos dianteiros (2)

Santo Antonio

Gaiola

Cambão

Radio de comunicação

10 m corda de + / - 2200 kg ruptura ou cintas acima dessa capacidade

Enxadão / pá de corte

Extintor / Chave de roda / Triangulo (itens obrigatórios por lei)

Macaco (tenha junto, calços de madeira)

Chave de fenda / chave de boca ½” / alicate

Fio grosso ou arame / par de luvas

Correia do ventilador / mangueira do radiador (garrafa d’água 2 lt)

Óleo para o motor / líquido de freio

Vela / cabo / bobina / platinado / condensador (escolha o melhor dos antigos)

Rabicho 12v para ligar na bateria; com lâmpada

Pedaço de lona (2 metros, pra não deitar no barro)

Outros itens que julgarem necessários...

Quando da lavação; mandar engraxar

 

GUINCHO; se possível, pois não é barato (aprenda a lidar e a mantê-lo em condição) 

 

VERIFICAÇÃO DE ROTINA 

 

Nível de óleo / água / combustível / líquido de freio

Indicadores de temperatura / combustível / óleo / alternador / luzes

 

 

ATENÇÃO REDOBRADA 

Sistema de freios / direção / suspenção / cardans

Motor de partida / alternador / bateria / cabos da bateria / bobina


EXTREMA NECESSIDADE: 

 

(jeep com crianças; não levar facão / machado & cia.......)

 

Banco traseiro com cintos de segurança

Reforçar fixação do banco e dos cintos de segurança

Revestir santo Antonio com poliuretano  (a gaiola não protege as crianças)

Não deixar ferramentas soltas no jeep

Estojo de primeiros socorros (individual e um completo para o grupo)

 

 

 LEMBRETE: 

 

A SEGURANÇA É DE TODOS;

PORÉM, A RESPONSABILIDADE É INDIVIDUAL.

 

 

Com o pensamento de um por todos, estaremos preparados no mínimo, a não causarmos prejuízos a ninguém. Com o pensamento de todos por um, nos leva a despreocupação....

 

Detalhe sobre guinchos: independente da escolha de elétrico ou mecânico.

 

A maioria dos guinchos varia a capacidade em torno de 3,5 ton. > 5 ton.

 

Aí mora o perigo; o guincho pode até ter essa capacidade mencionada; e o cabo?

 

Cuidado com guinchos com cabos inferiores a 3/8” (mínimo aceitável).

Se possível, pegue de ½”. O merdon nesse caso, é o diâmetro do carretel que se for um diâmetro mal dimensionado pra menos, vai aos poucos danificar / quebrar o cabo.

 

Outro ponto é que nos fixamos naquilo que vamos rebocar. Um veículo pesa de 1 ton. > 2 ton., dependendo de quem está dentro; além do tipo do Zeca + o ouro da carne e tantos outros pesos em líquidos / sólidos além do ferramental ... no retorno ficará mais leve.

 

Porém, um jeep atolado é bem diferente..... afaste-se do cabo. Principalmente as crianças.

 

De resto, aprenda a lidar; fazer manutenção do guincho e revisão seguida do cabo. Não tenha preguiça de enrolar o cabo como deva ser. Se enrolar de qualquer jeito, vai danificar com certeza o cabo. Uma vez “quebrado”, não volta mais pro lugar, tornando-se um ponto frágil onde está o dano...

 

Acostume-se a lidar no mínimo com algumas regras. Valerá a pena.

 

Boa Sorte4x4!




Um comentário:

  1. Show de bola esse capítulo.
    Até para o pessoal da velha guarda, é bom para manter a memória fresca com relação a esses assuntos. Melhoria continua é o caminho.

    Chalera

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